CDS Lisboa

CDS – Concelhia de Lisboa

Notícias Concelhia Videos

Homenagear as vítimas da PIDE – Diogo Moura

Homenagear as vítimas da PIDE
Pela voz de Pedro Vieira em representação de 1200 cidadãos, a Assembleia Municipal discutiu uma petição que pede que 4 vítimas da PIDE sejam recordadas na Rua António Maria Cardoso.
Na sua intervenção, o líder da bancada do CDS Diogo Moura salientou a importância da iniciativa numa altura em que “alguns pretendem ter somente uma memória selectiva e que outros se entregam à manipulação, ao cancelamento de actos culturais e históricos e, também, à destruição de imagens”.
O autarca referiu ainda que “Somos o que somos também por conhecermos o passado e estamos perante um daqueles momentos em que o presente dá um futuro ao passado. Primeiro, há que contrariar a versão de que no 25 de Abril de 1974 não se derramou sangue. Derramou. Felizmente pouco, mas o suficiente para nos alertar que a conquista da Liberdade e da Democracia também teve um momento trágico.
Depois, porque nas “Teses sobre o Conceito de História”, de Walter Benjamim, encontramos a terrível frase «os mortos também não estarão protegidos do inimigo, se ele ganhar» pelo que também nos importa preservar o nome destas vítimas para que a Democracia triunfe.”
AML de 6 julho 2021

-- Partilhe nas redes: